Você é uma daquelas pessoas que tem uma lista das coisas que deveria fazer e que raramente realiza algum dos itens da sua lista? Pense em cinco anos atrás e perceba como a sua vida – profissional, a relação com seus filhos, pais ou cônjuge, a saúde - seria diferente hoje, se você tivesse realmente realizado alguns dos itens daquela lista de "deveria", em vez de deixá-los definhar e desaparecerem.
Se você é pai, lembre-se de todos os grandes "deveria" que pensou em fazer para/com os seus filhos. Grandes ideias que teriam feito uma diferença significativa e que seus filhos nunca conseguiram experimentá-las com você. Ou sobre os "deveria" que pensou com relação aos seus pais e que agora você não tem mais a oportunidade de realizar. Ou pense nos "deveria" da lista de hoje.
Como a sua vida seria diferente hoje mais tarde, na próxima semana, no próximo ano ou daqui a cinco anos se você identificasse alguns itens críticos da sua lista de "deveria" e os realizasse de fato? Isto não é tentar realizar essas tarefas críticas. Trata-se de fazer um compromisso claro para realizá-las com a melhor da sua capacidade e com os recursos disponíveis. Isto é, identificar um pequeno subconjunto crítico de atividades que "precisa" fazer, cada um com um objetivo claramente definido e um prazo que você irá honrar.
Tentar? Não existe tentar. Existe apenas fazer ou não fazer. - Yoda, Guerra nas Estrelas, O império contra-ataca.
Pare um momento para rever a sua lista de "deverias". Você sabe, aquela que você frequentemente guarda na sua cabeça. Eu o encorajo a escrever todas essas "deveria" atividades em um pedaço de papel e, se necessário, em mais de uma folha - uma atividade embaixo da outra.
Você acha o grande número de itens na sua lista opressivo ou desmotivador?
Você sente isso como um grande peso nos seus ombros?
Como se sentiria se, agora, você seguisse o conselho de Yoda e identificasse aqueles itens que você está claramente disposto a fazer (e tem o tempo e os recursos para fazer), enquanto remove os outros da lista?
Às vezes ficamos tão sobrecarregados pelo número de 'deveria' que não sabemos por onde começar e escolhemos ou não fazer nada ou trabalhar naqueles que realmente não nos levam ao que queremos na vida. Para superar esse bloqueio, aqui está uma abordagem que lhe permitirá identificar aqueles itens que são essenciais para você escolher realizar e descartar o resto. Por favor, coloque esta atividade na sua lista precisa fazer agora e não na sua lista dos deve fazer. Marque o prazo em que você terá completado esta atividade.
Que tal hoje no final do dia? Pegue a sua lista de "deveria" e acrescente mais quatro colunas.
A seguir nomeie as quatro colunas adicionais como: O que acontecerá se eu fizer isso?
O que acontecerá se eu não fizer isso?
O que não vai acontecer se eu fizer isso?
O que não vai acontecer se eu não fizer isso?
Responda estas perguntas para cada um dos itens da sua lista. Revise as suas respostas e divida a sua lista em dois grupos. A primeira lista é sobre aquelas atividades que você escolheu fazer e está comprometido em fazer (sua lista 'precisa'), em prazos específicos. A segunda é sobre aquelas atividades que você escolheu não fazer (sua lista de descartados). Pode haver algumas atividades que não se enquadrem em nenhuma lista e que você escolheu protelar (e não colocar nenhuma energia) até a próxima vez que revisar a sua lista - digamos na próxima semana.
Nessa hora, você pode reconsiderar essas atividades tendo em vista o que você realizou e deseja alcançar. Revise o seu progresso a cada semana, lembrando que 'não existe fracasso, apenas feedback'. Isto é, se as coisas não saírem como planejado, note o que você aprendeu sobre si mesmo, sobre os outros, sobre a tarefa para que você possa escolher um curso de ação diferente e fazer mais da próxima vez. Se durante a semana, você identificou mais 'deveria', submeta-os ao processo acima.
Aproveite e os melhores desejos de sucesso e felicidade em sua vida.
Autoria: Roger Ellerton PhD é consultor certificado de administração, fundador e sócio gerente da Renewal Tec
Fonte: http://www.golfinho.com.br/artigospnl/obtendo_foco.asp